Aloha!
Salve, salve ukulelista de plantão!
Hoje você vai aprender o seu primeiro ritmo no ukulele (reggae) e sua primeira música (Te Ver) do Skank. Você vai se surpreender como é fácil de tocar e vai se divertir muito.
Se você nunca tocou nenhum instrumento antes, talvez sinta um pouquinho de dificuldade para fazer a troca dos acordes e tirar um som limpo e ainda sincronizar a troca de acordes com o ritmo, mas basta treinar um pouquinho que logo tudo se resolve.
Dica de ouro: primeiro pratique a música sem cantar. Só depois de treinar várias vezes, tente introduzir acordes, ritmo e voz.
Vou ensinar a música em dois tons diferentes: A (Lá maior), eventualmente melhor para vozes masculinas e C (Dó maior), geralmente melhor para vozes femininas. O ideal é você tentar cantar em diferentes tons e ver qual se encaixa mais com sua voz.
Na prática, a maioria dos professores ensinam a música em Tom de Dó (C), porque os acordes desse tom geramente são mais fáceis de tocar.
Falando em tom, vale dizer que o "tom" de uma música informa qual a escala que vai ser mais relevante neça, assim, os acordes serão de certa forma todos conectados por essa escala. Então, se eu digo que umz música está em C (dó maior) - Tom de maior, eu quero dizer que é essa a escala que vai reger os acordes da música e provavelmente ela terá os seguintes acordes: C (dó maior) -Dm (ré menor) - Em (mi menor) - F (fá maior) - G (sol maior) - A (lá maior) - Bdim (si diminuto).
E a escolha do tom será determinante para saber você consiguirá cantar de forma adequada ou não a música. Em tese, quanto mais avançarmos na escala natural - Dó (C), Ré (D), E (mi), F (Fá), Sol (G), Lá (A), B (Si), mais aguda a música será. Existem notas que somente tenores ou sopranos alcançam.
Mas só estou falando isso agora para você entender o porquê fiz questão de ensinar "tons" diferentes. Não se preocupe em entender isso agora, procure apenas praticar os acordes e o ritmo. Em momento o oportuno, com estudo de teoria musical básica, tudo vai começar a fazer sentido.
A música TE VER tem apenas dois acordes que se repetem num looping infinito, assim como o ritmo. Então separei a cifra para você acompanhar e ainda acrescentei mais um tom: O G (Sol), ou seja, três tons para você poder identificar qual fica mais fácil para tocar e cantar.
Além disso, vou te ensinar duas batidas de Reggae, uma básica e outra apenas uma variação (só um pouquinho mais difícil).
Caso queira baixar a cifra em PDF e ter acesso a outros materiais, basta acessar meu canal no telegram: https://t.me/manualdoukulele
Bons estudos ukulelista, é apenas o começo.
Namastê,
Roldan
Comentários
Postar um comentário