Aloha! O Ukulele é um instrumento de origem portuguesa, mas é muito conhecido por fazer parte da cultura havaiana e tem se tornado cada vez mais popular no Brasil.
De antemão, aviso que esse artigo tem proposta de fornecer um material mais completo para consulta. Se você está com pressa e apenas que afinar logo, pode avançar até o tópico "AFINANDO SEU UKULELE NA PRÁTICA".
Como já deve ter visto, existem diferentes tipos de ukulele, como soprano, concert, tenor e barítono, e, por isso, há mais de uma opção de afinação, indicadas especificamente para cada um deles, que você pode encontrar em nosso guia de afinação de ukulele.
Geralmente, o ukulele soprano, concert e tenor são afinados em gCEA (sol, dó, mi, lá). Essa afinação é conhecida com os nomes: padrão, standard, high G. Já o modelo barítono (maior) é afinado da mesma forma que as 4 primeiras cordas do violão: DGBE (ré, sol, si, mi), também conhecida como "G - tuning".
A – simboliza nota lá (392,00 Hz)E – nota Mi (261,63 Hz)C – nota Dó (329,63 Hz)
g – nota Sol (440,00 Hz)
Observação importante: Se você estiver usando um encordoamento Low G, a frequência da corda G deve é mais grave (196 Hz).
Agora vamos relacionar as cordas e notas do ukulele:
TIPOS DE AFINAÇÕES DE UKULELE
As opções de afinação mais comuns em ukuleles são a reentrante (high G, padrão, standard, C-tuning) e a linear (low G, Low G Tuning). Comparando com o piano, temos a seguinte configuração:
QUAL A DIFERENÇA ENTRE A AFINAÇÃO REENTRANTE E LINEAR?
A principal diferença entre gCEA e GCEA está na afinação da corda sol. A afinação gCEA, possui a corda sol afinada em uma oitava acima da afinação GCEA, chamada low-G tuning. Assim, quando ambas as cordas são tocadas, produzem o mesmo som de sol, porém na high-G a nota soará mais aguda devido à sua frequência mais alta.
Vamos escutar:
i) Afinação High G
AFINAÇÃO PADRÃO OU REENTRANTE
A afinação padrão pode ser feita nos ukuleles soprano, concert e tenor. É feita em C (dó) com as cordas afinadas em G C E A. No entanto, uma característica interessante do Ukulele é o uso de uma afinação reentrante, em que a quarta corda é mais fina que a terceira, mantendo a mesma nota, mas com uma oitava acima.
No entanto, é possível usar uma corda mais grave, fazendo uma afinação linear em qualquer modelo. A escolha entre a afinação linear ou reentrante é pessoal e pode variar de acordo com sua intenção e repertório. Se você pretende tocar bossa nova, por exemplo, eu indico usar a afinação Low G.
AFINAÇÃO LINEAR
A afinação linear pode ser usada em qualquer modelo, mas o único ukulele que com essa afinção padrão (de fábrica) é modelo barítono. Essa afinação é muito comum em que utiliza o ukulele tenor. ela consiste em um padrão em D G B E. Essa afinação se baseia no princípio de uma sequência lógica entre as cordas (de cima para baixo), de forma que elas vão das mais graves para as mais agudas.
Atenção: As cordas sol para gCEA e GCEA são distintas em sua construção física. Portanto, ao comprar cordas para o seu ukulele, certifique-se de verificar se elas são para a afinação high-G ou low-G. Evite erros ao escolher as cordas certas para o seu instrumento.
AFINAÇÃO UKULELE X AFINAÇÃO CAVACO
Por terem uma aparência semelhante, muitos se perguntam se é possível transformar um cavaco em um ukulele ou vice-versa. No entanto, a diferença entre os instrumentos não está somente na afinação, mas principalmente no tipo de corda usada, tamanho e construção do instrumento..
Diferentemente do ukulele, o cavaquinho possui uma afinação padrão em D B G D. No entanto, como tem um corpo mais parecido com o ukulele barítono, é possível afinar o cavaco em D G B E, assim como a afinação linear do ukulele.
Mesmo com a afinação correta, os instrumentos continuarão com diferenças notáveis no som devido às suas características
AFINANDO SEU UKULELE NA PRÁTICA
Há duas opções para afinar o ukulele: o afinamento "de ouvido" ou utilizando um afinador, que pode ser um aplicativo ou um dispositivo digital.
O modo mais fácil consiste na utilização de um afinador digital que pode ser aplicativo de celuar ou tablet, ou ainda um dispositivo físico como na fota acima. Vamos ver as etapas:
Etapa 1 – Baixe o aplicativo
Aqui a ideia é que você não precise gastar nada com isso, então vamos dar dica de dois aplicativos gratuitos para você baixar no celular (só cliclar)
Existem dezenas de aplicativos pagos e gratuitos, mas escolhi esse porque uso diariamente e posso garantir que funciona bem.
Etapa 2 – Saber o nome das cordas
Lá no comelo do artigo já vimos, vamos rever:
Etapa 3 - Afinando o Ukulele na prática
Chegou a hora de afinar o seu ukulele de verdade. Abra o aplicativo e pegue seu instrumento.
Primeiro você escolhe a afinação. Nesse app a afinação padrão está com "C-tuning". Agora cocê irá clicar nota que representa a corda: G4 C4 E4 A4. Você pode clicar no ícone do som e escutar a nota e tentar afinar comparando as notas, ou, você deixa no automático.
Você irá tocar a corda e acompanhar o pêndulo/ponteiro. O objetico é deixar o pÊndulo no centro (cor verde). Se o pêndulo ficar à esquerda, você "aperta" a tarracha (girar em sentido antihorário). Se ficar para direita, você "afrouxa" a tarracha (sentido horário)
Obs: O aplicativo é gratuito, então talvez você tenha que assistir alguma propanga para usar.
Etapa 4 - Tocando o Ukulele sempre Afinado
Este passo é uma promessa que você deve fazer a si mesmo: nunca toque o ukulele desafinado. A afinação é fundamental para a qualidade do som, e se você quer ser um bom músico, é preciso seguir esse princípio.
Ficou mais fácil entender como afinar o ukulele? Se desejar, você também pode assistir a um vídeo com o professor Mateus Augusto, aqui do Como Tocar Ukulele. Ele demonstra todos os passos descritos acima, e você pode acompanhá-los com a ajuda da imagem.
Afinando de "ouvido"
Para afinar "de ouvido", você precisará seguir alguns passos. Primeiramente, você deve escolher uma corda como referência, geralmente a terceira (C) ou a quarta (G). Em seguida, você precisa encontrar uma fonte de referência sonora, como uma gravação, outro ukulele já afinado, um diapasão, a tecla de um piano. A partir daí, siga estes passos:
1 - Utilize a referência sonora para afinar a corda C (terceira corda, de baixo para cima).
2 - Toque a corda C já afinada com um dedo na quarta casa. O som que você escuta deve ser idêntico ao som da corda E solta (segunda corda). Se houver diferenças, ajuste a afinação da corda E até que os sons sejam idênticos.
3 - Depois de afinar a corda E, toque-a com um dedo na quinta casa. O som que você escuta deve ser idêntico ao som da corda A solta (primeira corda). Ajuste a afinação da corda A até que os sons sejam iguais.
4 - Já afinamos as três primeiras cordas, mas a quarta corda (G) ainda está desafinada. Para testar a afinação da corda G, toque-a com um dedo na segunda casa. O som deve ser igual ao som da corda A solta (primeira corda).
Veja a figura abaixo para uma ilustração mais clara deste processo.
Chegamos ao fim. Agora é só praticar. Lembre-se: nunca toque com o ukulele desafinado!
Aloha,
Roldan Alencar
Referências:
https://blog.multisom.com.br/guia-de-afinacao-de-ukulele/
https://alohauke.wordpress.com/2011/11/25/como-afinar-um-ukulele/
https://andersonreiss.com.br/como-afinar-ukulele/
https://www.comotocarukulele.com/blog/como-afinar-ukulele/
https://blog.opus3ensinomusical.com.br/como-afinar-o-ukulele/
https://www.cifraclub.com.br/blog/como-afinar-ukulele/
Comentários
Postar um comentário