Embora muitos acreditem que o ukulele é típico das ilhas havaianas, na verdade ele tem raízes europeias. É derivado de outros instrumentos como a braguinha, machete e o rajão, e foi introduzido ao Havaí pelos marinheiros portugueses no meio do século XIX. Foi nesta época que ele recebeu seu nome atual.
É muito comum, pela aparência, que muitos pensem que o ukulele é um cavaquinho. Na verdade o cavaquinho é antecessor do ukulele e era conhecido há muito tempo e era exportado da Ilha da Madeira para a América.
O som do novo instrumento logo conquistou o coração do rei havaiano Kalakawa, que frequentemente solicitava concertos de seus súditos. Segundo a lenda, havia um assistente do rei que tocava o "violão português" com muita habilidade e, como seu apelido era "ukulele", que significa "pulga saltitante" em havaiano, o instrumento acabou sendo batizado com esse nome.
O ukulele se tornou rapidamente tão popular no arquipélago que, com inteligência, o rei Kalakawa percebeu que muitos missionários europeus estavam chegando ao Havai com a intenção de evangelizar e impor a cultura europeia aos nativos. Então, ele começou a usar o instrumento nas cerimônias reais, acompanhando a música tradicional da ilha, a "Hula", valorizando assim a cultura local.
O sucesso do ukulele alcançou novos patamares entre 1915 e 1920, quando os fabricantes viram a potencialidade de vendê-lo em Nova York. O instrumento evoluiu, surgindo os modelos soprano e tenor e padrões coloridos, e a produção aumentou, tornando-o mais acessível a pessoas que queriam começar na música.
O pico do ukulele ocorreu na década de 1950, com a expansão da economia americana e a produção em massa de produtos de plástico. O fabricante de guitarras Maccaferri aproveitou a oportunidade e lançou uma série de ukuleles de plástico, sendo utilizado por grandes artistas da época. No entanto, nos anos 60 e 70, o uso do ukulele caiu com a popularização do rock e da guitarra elétrica. Apesar disso, ele nunca perdeu sua admiração por muitos, incluindo o famoso guitarrista dos Beatles, George Harrison.
Referências:
The ‘Ukulele: A History By Jim Tranquada and John King University of Hawai’i Presshttps://www.amazon.com.br/Ukulele-Jim-Tranquada/dp/0824836340
A ORIGEM DO UKULELE - SUA HISTÓRIA E CURIOSIDADES - Disponível em: https://www.escolacg.com.br/post/a-origem-do-ukulele-sua-hist%C3%B3ria-e-curiosidades Acesso em: 11/02/23
Ukullele. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ukulele Acesso em: 11/02/23
https://ukulelemagazine.com/ Acesso em: 11/02/23
https://americanhistory.si.edu/blog/5-things-you-probably-didnt-know-about-%E2%80%98ukulele Acesso em: 11/02/23
Comentários
Postar um comentário